Search
  • Maurício de Paula

A importância do feedback na avaliação de desempenho.

Updated: Sep 24, 2019

O Feedback definitivamente é a principal ferramenta de desenvolvimento humano. Porém, quando mal aplicado, não apenas pode ser inócuo, como muito pior, pode causar um efeito exatamente oposto ao desejado.



O feedback, definitivamente, é uma arte. É a principal ferramenta de desenvolvimento humano, porém o que a gente vê no dia a dia, na prática de coach executivo, é que, muitas vezes os líderes pensam que estão sabendo aplicar o feedback, mas não estão conseguindo atingir os resultados do seu principal objetivo, que é o de ajudar o seu colaborador a utilizar o máximo do seu potencial.


Ajudar seu colaborador a identificar seus próprios recursos e potencializá-los é grande a missão do líder em relação a sua equipe.


O ponto mais crítico em relação ao feedback é que o ser humano é muito complexo. E para que haja um ajuste no significado da comunicação, é muito importante que o líder conheça o ser humano, com toda sua subjetividade. E, para que ele possa conhecer bem o ser humano, antes de qualquer coisa, é necessário que ele se conheça. Portanto, não é simplesmente aprender uma técnica ou um tipo de diálogo para que se aplique o feedback eficaz, é muito mais profundo do que isso. Faz-se necessário conhecer a complexidade da mente humana.


Portanto, seguem aqui algumas dicas que são fundamentais para que se possa obter êxito no feedback.


A primeira delas é que você precisa conhecer o seu colaborador. Saber quais são os seus anseios, quais os seus objetivos de carreira. É importante que se tenha um vínculo adequado com o seu colaborador para que possa haver um ambiente favorável na aplicação do feedback . Aplicar um feedback sem que haja um ambiente favorável é como plantar com uma boa semente numa terra infértil, que não foi preparada.


A segunda, que o líder precisa utilizar de forma bastante assertiva, é a sua capacidade de análise, sua leitura de contexto, sua intuição e a sua empatia. Essas são competências fundamentais para que um líder consiga êxito no seu papel de desenvolver pessoas.


O terceiro elemento fundamental é que o líder realmente dedique tempo aos seus colaboradores. que possa observar e registrar as situações, as evidências que vão compor os fundamentos do feedback. A melhor forma de se ajustar o significado do feedback aplicado é através de evidências claras. Situações concretas são a forma de sairmos do subjetivo e partirmos para um contexto de objetividade.


Um outro ponto que eu gosto de frisar muito é que o feedback é uma das ferramentas de desenvolvimento, que não termina no momento em que a comunicação foi passada. Essa é apenas uma etapa. O PDI, ou seja o plano de desenvolvimento individual é uma etapa crucial para que aquilo que foi comunicado se torne algo aprendido. O que eu tenho visto na pratica é que muito pouca importância se dá ao PDI. Os líderes estão limitados a dizer a seus colaboradores que devem fazer cursos, lerem livros, assistirem palestras. Mas não estão fazendo o que é de mais importante no PDI, que é atuar como um verdadeiro Líder Coach, ajudando o seu colaborador a modificar comportamentos que o prejudicam e onde encontra uma enorme dificuldade de lidar sozinho.


Vejam que eu estou trazendo um contexto um pouco mais amplo em relação ao feedback. Eu pretendo falar cada um desses pontos ao longo das minhas postagens e dos meus vídeos. Espero que nesse canal eu consiga ajudar os líderes a se desenvolverem de forma

significativa nesse papel extremamente importante que é o de desenvolver pessoas.


Fiquem atentos que vocês vão receber um material bastante profundo em relação aos principais desafios no que se refere ao desenvolvimento dos colaboradores. 


Boa sorte!




0 views