coaching clínico

O que é? 
 
 
Atuo há 30 anos na psicologia clínica e há 20 anos como coach de executivos. Ao longo desses anos pude perceber que a melhor abordagem para o cliente que nos procura para um processo de coaching é aquela que atende sua necessidade, que nem sempre pode ser suprida apenas com as técnicas de coaching tradicionais.
 
O formato de atuação  do coaching e da psicoterapia obedecem critérios e técnicas bem definidos e distintos. Até mesmo o papel e o modelo de relação que o profissional estabelece com seu cliente, se difere entre uma abordagem em relação à outra.
 
Porém, minha experiência mostrou que há um tipo de demanda específica que pode ser atendida por uma abordagem híbrida, onde o profissional (psicólogo e coach), poderá construir um espaço terapêutico e  inserir técnicas de coaching, sem perder o eixo do trabalho e, principalmente, conseguir ajudar o cliente a encontrar seu caminho através do autoconhecimento,  da  resolução de conflitos focais que encontram sua expressão no ambiente de trabalho, de uma melhor elaboração das suas questões emocionais, da possibilidade de melhores escolhas e de uma melhor organização da vida profissional e, por consequeência, pessoal. 
 
Em minha abordagem, faço a associação da psicoterapia breve e focal com meu método de coaching executivo e de carreira, aplicado em mais de 30.000 horas de atendimento e descrito no livro A arte do Coaching, de minha autoria. Essa composição é montada de forma bem personalizada em concordância  com a demanda apresentada pelo cliente no momento da sua vida profissional e pessoal. 
 
 
Para quem?
 
 
O Coaching clínico é indicado para quem está vivendo um momento na vida profissional que está afetando seu contexto emocional como um todo.  Ou mesmo, quando a pessoa percebe que seu emocional está afetando sua vida profissional. A queixa parte da vida profissional.
 
 
Quem pode atender?
 
 
O coaching clínico deverá ser realizado por profissionais com formação em psicologia, que tenham bagagem como terapeuta clínico e como coach profissional (executivo e de carreira).
 
 
Por que procurar um coach clínico?
 
 
Quando as pessoas vivenciam esse momento de dificuldade na vida profissional, muitas vezes ficam divididas. Devo procurar um coach ou um psicólogo? 
 
O coach clínico atende de forma mais específica essa demanda, bem como, evita que a pessoa entre em uma abordagem, muitas vezes, inadequada e duradoura.
 
O coaching clínico, para essa demanda, é mais assertivo, breve e seguro, uma vez que, se o profissional perceber a necessidade de um outro tipo de terapia, aí sim fará o encaminhamento para a abordagem correta.
 
 
Observação importante:
 
Nesta abordagem,  quando apontada a necessidade de um maior aprofundamento das questões emocionais ou da necessidade de técnicas dirigidas à outros quadros, que demandem um tratamento mais aprofundado,  o profissional  deverá encaminhar o cliente para outro profissional, com um outro enquadramento terapêutico como um psicanalista, um psicólogo de abordagem cognitivo-comportamental, de psicoterapia familiar, psicodrama ou outros.